quarta-feira, 3 de abril de 2013

Comissão de representantes do homem do campo define destino dos 100 mil reais doados pela prefeitura para combate à seca



O prefeito Flaviano Monteiro já havia anunciado o empenho de 100 mil reais dos recursos próprios para ações referentes à seca, e delegou a função de como esse dinheiro será utilizado, a uma comissão formada por representantes do Sindicato dos trabalhadores Ruais de Apodi, do Fórum das associações de Apodi, da Terra Viva/Apodi, da COOPERVIDA e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Apodi por confiar na vivência contínua que essas organizações têm da vida e das dificuldades do homem do campo.

Na tarde de ontem, (02), esta comissão esteve reunida e contou com a presença dos vereadores Genivan Varela, Soneth Ferreia, Chico de Marinete, do presidente da câmara João Evangelista, do Chefe de Gabinete Pedro Júnior e do secretário de Agricultura Charton Rêgo.

Foi uma reunião longa, devido às inúmeras dificuldades enfrentadas pelos agricultores diante da seca avassaladora que está dizimando rebanhos e já está afetando diretamente o ser humano, faltando água potável para o consumo.

De antemão, foi constatado que o valor não resolverá toda a problemática encontrada, mas é o início, tendo em vista que é a primeira vez, em muitos anos, que o município disponibiliza recursos próprios e convida as entidades ligadas ao homem do campo para buscar amenizar as ações causadas pela seca.

A defesa e as entidades fizeram um relatório com um levantamento completo da situação de emergência e partindo deste relatório chegaram à conclusão de que a prioridade é água potável para todos, haja vista que é essencial para a sobrevivência humana, e resolveram destinar o valor em ações de recursos hídricos, como: o abastecimento de todas as cisternas do município, a perfuração de cacimbas, recuperação de poços e caixas de água em estados de emergência, dragagem de poços, entre outras ações ligas a questões de distribuição de água.

Ações desse tipo já vinham sendo feitas pela administração, mas com esse novo recurso, serão intensificadas e com maior rapidez. O intuito da comissão é que mais recursos sejam empenhados, tanto pelo governo municipal, como também, pelo Estadual e Federal, para que dessa forma unida e organizada, o homem do campo seja realmente atendido de forma eficaz, neste momento tão crítico pelo qual está passando.

O recurso será disponibilizado pela secretaria de agricultura, que através do secretário Charton Rêgo se comprometeu a dar urgência e prioridade às ações definidas em conjunto pela comissão. Uma nova reunião ficou marcada para o dia 23 de abril, para análise do andamento das ações, prestação de contas e definições de novas ações.

Via ASSECOM PMA

Um comentário:

Anônimo disse...

O QUE É ISSO MESMO NESTA FOTO.O DINHEIRO NUM FOI ENTREGUE AOS FORUM OU SINDICATO ?CADE OS AGRICULTORES ?POR QUE ESTA MATERIA AFIRMANDO PRÁTICAMENTE A SUBIMISSAO AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL.DESCUPE MAIS MAS NÃO POSSO VER ISSO E FICAR CALADO NÃO.PARA ESTAS AÇÕESO GOVRNO MUNICIPAL JA TEM MAQUINAS QUE PODERIA REALIZAR ESTE SERVIÇO.LAMENTAVEL,O POVO ESTA VENDO NÃO SO EU NAO.