sexta-feira, 26 de agosto de 2011

[NOSSA TERRA APODI] Casa Sabino- Histórica no Comércio Apodiense



O Nossa Terra Apodi de hoje apresenta aos marmonautas, um estabelecimento comercial muito importante em nosso município e que precisa ser mostrado para que a população possa valorizar.

O Sr. José Sabino de Lima, conhecido por Zezinho de Zacarias nasceu em janeiro de 1928, iniciou sua vida na comunidade rural do sítio Carpina, local onde sua família sobrevivia da agricultura, todos os seus irmãos trabalhavam na roça e era orgulho para os seus pais Zacarias Sabino da Costa e Antonia Eufrásia de Lima, mas “Zezinho” tinha um interesse diferenciado de todos os seus 11 irmãos, ele gostava mesmo era de vender e foi com força de vontade que decidiu trabalhar com comercialização.

O Jovem adquiriu experiência como ajudante de um comerciante chamado Lídio Nunes na cidade de Felipe Guerra, a partir daí ele começou a vender na sua comunidade mesmo, comercializando frutas e legumes produzidos pela família. Depois com o desejo de aumentar o negócio, Zezinho buscou um espaço para vender na cidade e passa a comercializar vários produtos além dos produzidos na fazenda.

Desde o inicio a pouco mais de 40 anos, a Casa Sabino já teve 3 locais estes, todos na Rua Coronel João de Brito, a mesma que hoje se encontra e em cada um desses locais, o comerciante aumentava sua diversidade de produtos. Vale destacar a cachaça que era um dos produtos mais vendidos, como também a rapadura, isso devido a dificuldade que a população tinha de comprar esse produto.

Zezinho comprava os produtos em Campina Grande, sempre em grande quantidade para deixar seu comercio abastecido, pois era um dos grandes em Apodi, que recebia diariamente a visita de muitos clientes. “Ele tinha muitos clientes, principalmente agricultores e vendia facilitando a todos para pagarem somente após a colheita”. Disse sua filha Grazia.

Grazia é a filha mais nova de Zezinho e desde os seus 10 anos de idade ajudou com o trabalho do seu pai e se sente honrada por esse trabalho e pelas conquistas através da luta como casas, prédios, carros e propriedades.

“Papai tinha um coração muito bom, gostava de ajudar as pessoas” Disse ela orgulhosa.

Zezinho de Zacarias faleceu aos 12 de agosto de 2009, deixando para nós a tristeza da perca de um grande homem da nossa cidade, e para Grazia a responsabilidade de continuar seu trabalho, e até hoje está sendo cumprido.

O Marmota Apodiense agradece a Grazia por ter nos disponibilizados essas informações e desejamos que ela possa continuar regando essa planta para que não vire passado tão cedo.
Balcão que era atulizado para colocar farinha, feijão e outros produtos em grande quantidades.


Grazia em sua atividade

Por: João Francisco - Marmota

2 comentários:

Martinho disse...

Parabéns Grázia, pois o Apodi precisa de pessoas com a sua personalidade.

ANA LUIZA disse...

Esse comércio faz parte da minha história também, durante minha infância, nas minhas férias escolares, passava boa parte do tempo ao lado de vovô nessa mercearia. Ele foi um homem generoso, tinha um coração enorme, estava sempre disposto a ajudar quem precisava. Só tenho lembranças boas dele. Tenho orgulho de ser neta de José Sabino. Saudades!