sábado, 9 de julho de 2011

O número de representantes na Câmara Municipal de Apodi seria mais vantajoso ou apenas mais gastos para o município?

Por Bruno Coriolano

Mesmo não deixando transparecer muito, fico indignado com as coisas que acontecem na cidade onde nasci. Costumo dizer que não tenho terra fixa; um lar apenas, mas sou filho do mundo e por isso me sinto na obrigação de pensar de forma global; não apenas local. Essa semana me veio à cabeça a questão do aumento do número de cadeiras (vou usar esse termo para me referir a ‘vereadores’ durante todo o texto) na Câmara Municipal de Apodi - CMA.

Na mesma semana que me vem essa inquietação sobre o aumento no número de cadeiras na casa do poder legislativo da cidade referida, me vem também a dúvida sobre a necessidade de mudança. Pergunto-me: será que não deveríamos diminuir? Não, ao contrario, estamos pensando em aumentar. Mas em que esse aumento acarretaria? Para isso precisamos entender qual o papel de um ocupante dessas cadeiras. Dizem que:

“O vereador, de maneira geral, é o representante do povo. No exercício desta função, o vereador é o fiscal dos atos do(a) prefeito(a) na administração dos recursos do município expressos no orçamento. O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência, e analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura, do Executivo. Em resumo, o vereador recebe o povo, atende as suas reivindicações e é o mediador entre o povo e o prefeito”.

Sou CONTRA o aumento no número de cadeiras e questiono a situação do município nesse momento. Seria viável aumentar o número quando, na verdade, precisamos de qualidade? Não lembro bem dos últimos feitos da maioria dos nossos edis (como eram chamados na Roma Antiga).

Essa função deve ser lembrada como nobre; muito mais nobre do que constitui e essência do seu mandato. O governo, em todos os seus níveis, argumenta que não pode aumentar os salários dos funcionários, dos professores, policiais, bombeiros e muitos outros, mas pode se dá ao luxo de aumentar os gastos com a criação desses novos cargos. Isso demandaria mais dinheiro público gasto com assessores, salários e sem falar naqueles que de forma inconstitucional (a palavra mais educada que achei para roubo) fazem uso do tesouro criado a partir dos nossos impostos.

Como vejo o representante do povo como alguém que defende a coisa pública, eu não acredito ser necessário o aumento do número na casa, diga-se de passagem, não vejo necessidade em cidade nenhuma. Acredito que o papel de fiscal do poder executivo pode ser feito pelo número já existente. E em nenhuma hipótese, o aumento no número pode trazer beneficio. Estamos falando de uma cidade de menos de 50 mil habitantes, não de uma Mossoró (mais de 200 mil), por exemplo.

Resumindo: sou contra o aumento e não vejo necessidade, pois a população não vem crescendo em um ritmo que justifique tal situação, mais além, farei campanha contra aquelas que votarem a favor dessa pouca vergonha.

Não vejo outra forma de discutir o assunto, se não convidando o povo a debatê-lo. É nesse momento que temo pelo resultado final. Aqueles que têm o mínimo de conhecimento possível deveriam avaliar tal situação e manifestar suas opiniões.

O assunto vem sendo discutido em quase todo o país nesse momento. Em algumas cidades (ver o link abaixo) o povo se mobilizou contrário ao aumento em número. Como sei que o circo já deve estar armado, termino esse texto com uma pequena e inquietante pergunta: nesse circo, você já sabe quem é o PALHAÇO?

Façamos campanhas na internet contra aqueles que votarem a favor desse aumento. Sugiro a primeira como #digonãoaoaumentodevereadores. Se insistirem em mudar, que façamos a mudança: #ApodiDe9para7Vereadores.
Anexos:

Abaixo-assinado Contra o Aumento do Número de Vereadores de Campo Bomhttp://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N10297

O próximo abaixo-assinado poderá ser contra o aumento do número de vereadores de Apodi.

http://mochileiro-das-galaxias.blogspot.com/

Eu vi esse texto no Blog Alo Educação.

Nenhum comentário: