quinta-feira, 2 de junho de 2011

Merendeiras de Apodi participam de curso de formação para preparo do pescado

Merendeiras das escolas da rede municipal de ensino participaram do 1º Curso de Formação de Manipulação de Alimentos e Preparo do Pescado. As aulas aconteceram no Centro do Idoso de Apodi e contou com a participação de 36 merendeiras que após o curso receberam o diploma.

O 1º Curso de Formação de Manipulação de Alimentos e Preparo do Pescado foi ministrada pela nutricionista, Tatiana Marinho e possibilitou as merendeiras do município a aprenderam a fazer Embutidos de Tilápia (Lingüiça), almôndegas, hambúrguer, filé especial, dentre outros pratos que podem ser feitos com o pescado.

A solenidade de entrega dos diplomas contou com a presença da prefeita, Goreti Silveira Pinto, secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Elton Rosemberg, secretária adjunta da educação Flávia Cristina, diretores de escolas e o presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, professor Jorge Torres.

O 1º Curso de Formação de Manipulação de Alimentos e preparo do Pescado aconteceu no município de Apodi entre os dias 24 e 26 deste, durante a solenidade de entrega dos diplomas o gestor de Piscicultura do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE Renato Gouveia, destacou a importância da parceria entre o órgão e a prefeitura de Apodi.

“Através da parceria entre a prefeita Goreti e nós do SEBRAE, trouxemos este curso que vai agregar valor ao pescado e inseri-lo na merenda escolar, isso é um grande avanço na área”, comentou Renato. A prefeita Goreti Pinto lembrou que a cidade de Apodi é uma grande produtora de pescado e que esses produtores precisam sentir-se valorizados “Esse curso de beneficiamento, processamento e higiene na produção do pescado vai inserir o pescado na merenda escolar, com isso nossos produtores serão mais valorizados”, disse.

A presidente da Associação de Pescadores do Vale do Apodi – APVA, Fátima Nunes participou da solenidade de entrega dos diplomas aos participantes do 1º Curso de Formação de Manipulação de Alimentos e preparo do Pescado, que capacitou merendeiras das escolas municipais de Apodi com o intuito de inserir o pescado na merenda escolar.

Fátima Nunes destacou que a inserção do pescado no alimento escolar vai beneficiar as crianças, uma vez que o produto é saudável e recomendado por conter Omega três, e também beneficiará os produtores do pescado “Estamos vendo com isso que nós, pescadores, teremos garantia na venda do nosso pescado, isso auxilia na geração de renda”, disse.

Fonte: ASSCOM PMA Apodi

Nenhum comentário: