terça-feira, 7 de junho de 2011

EXPOFRUIT 2011 começa nesta quarta-feira no Expocenter




Começa, nesta quarta-feira (08), no Expocenter, no Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró, mais uma edição da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada - EXPOFRUIT 2011. A Feira traz como tema nesse ano “A fruticultura sustentável deixa o mundo mais saudável”. O evento vai reunir num único local produtores, compradores, fornecedores de insumos, equipamentos e serviços ligados ao setor agrícola, distribuídos em uma área de 15 mil m2 e 320 estandes.
"É um evento de grande importância para região ao divulgar a diversidade da nossa produção no que se refere a fruticultura irrigada", declarou o reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido é responsável por toda a programação científica da EXPOFRUIT.
O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, confirmou a presença na abertura oficial nesta quinta-feira, dia 09 de junho. “A vinda do Ministro será muito importante, pois ele poderá ver in loco a região brasileira maior exportadora de melão do país. O primeiro dia da feira, dia 08, é reservado para que os expositores se reúnam internamente”, destacou o idealizador da EXPOFRUIT, Segundo de Paula.
Na programação, sexta-feira (10), integrantes do Coex, Fairfax Brasil Seguros, Instituto de Resseguros Brasil – IRB Brasil-RE, Pluris – RE e Blat Seguros (Espanha) vão se reunir para discutir as diretrizes para a inclusão do melão da região no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Nesse encontro o grupo pretende definir a criação do seguro para o melão, que beneficiará todos os produtores do Brasil, protegendo a produção de fenômenos climáticos. “Esse é pleito antigo do setor e queremos concretizá-lo durante a feira”, destaca o presidente do Coex, Segundo de Paula.
NEGÓCIOS: Paralelo, ocorre a 15ª edição da Rodada de Negócios Nacional e Internacional, que acontece no Espaço de Negócios Sebrae. O objetivo da Rodada é proporcionar a realização de negócios durante o período da feira. A expectativa da organização é de que as rodadas superem os R$ 18 milhões em negócios registrados no ano passado.
No local estarão presentes representantes de 47 empresas, sendo 12 empresas compradoras e 16 ofertantes para a Rodada Nacional e para a Rodada Internacional são 08 empresas compradoras e 11 ofertantes. “Quem não se inscreveu pelo site ainda pode participar. Nos dias da feira, os interessados podem procurar o Espaço SEBRAE de Negócios dentro da EXPOFRUIT”, informou o Gestor Projeto Fruticultura do SEBRAE/RN, Franco Marinho Ramos. “Receberemos empresários de vários países do mundo interessados em nossas frutas como da Espanha, Portugal, Alemanha, Irlanda e Bélgica”, disse Segundo.
Para o diretor da empresa Agrícola Famosa, Luiz Roberto Barcellos, a realização da Expofruit traz benefícios para os produtores da região. “Sem duvida, a EXPOFRUIT beneficia os produtores de frutas da região. Este evento promove reuniões e rodadas de negócios, que acabam por promover a região, mas também acabam por concretizar muitos negócios”, destacou.

Fonte: Site da UFERSA

Nenhum comentário: