sábado, 2 de abril de 2011

Sindicato cobra a contratação de 600 novos agentes penitenciários

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte reuniu-se com representantes do Governo e solicitou a contratação de 600 novos agentes para suprir as deficiências nas unidades prisionais. Os representantes da categoria aproveitaram também o encontro para cobrar outras medidas.

Na pauta do encontro, foram discutidos vários assuntos para melhorar a classe, mas o principal foco da discussão foi o envio do projeto de lei para a Assembleia Legislativa, criando as 600 novas vagas para agentes penitenciários estaduais.

A reunião contou com a participação do chefe de gabinete da Casa Civil, Paulo de Tarso, secretário de Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, e 10 representantes dos servidores.

Além da criação de novas 600 vagas, os agentes falaram também sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria, como a falta de viaturas próprias e armamento para realizar a escolta dos presos. O problema já é de conhecimento do Governo, porém ainda não há uma previsão de quando essas questões serão resolvidas.

O chefe de gabinete da Casa Civil, Paulo de Tarso, recebeu dos agentes penitenciários cópia da emenda que foi aprovada pela Assembleia Legislativa para reajuste salarial dos agentes penitenciários do RN.

Paulo de Tarso se mostrou favorável, e que disse que vai enviar para análise da equipe econômica do Governo do Estado, para ver se há condições de atender o pleito.

"A Sejuc já autorizou a abertura de um processo licitatório para a compra de fardamento, armamento, viaturas, ampliou o grupo de intervenção e depois vai expandir para as unidades prisionais do interior, como também efetivar a Central de Escoltas", comentou a sindicalista Vilma Batista, representante dos agentes penitenciários, acrescentando que já está pronto o projeto de lei que cria as gratificações para as direções dos Centros de Detenção Provisória (CDP), escoltas, chefe de equipe, chefe de disciplina, dentre outros.

Segundo Wilma, em 2011 a principal meta do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN será a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCR). O sistema penitenciário do RN conta cerca de 1.000 agentes penitenciários lotados em vários presídios, cadeias, CDPS, Hospital de Custodia espalhados em todo o território norte-rio-grandense.


Fonte: O Vale do Apodi

Nenhum comentário: