sexta-feira, 1 de abril de 2011

Jerlandio Moreira poderá deixar de ser blogueiro em Maio...


Ontem a noite, o "Marmota" Jerlandio Moreira, como é conhecido, através de contato telefônico, comunicou a equipe do Marmota Apodiense que poderá estar deixando o Blog em Maio, o blogueiro não tem uma justificativa certa. somente afirmou: " não vai dar pra mim, ser blogueiro, é uma coisa que me faz bem, mas não posso continuar".
Ficaremos no aguardo de informações mais claras, e esperamos que ele possa nos dar uma boa notícia.

Imagino como vocês marmonautas ficaram ao ler essa matéria, mas não se preocupem, foi só pra manter a tradição contar uma "mentirinha", afinal, hoje pode!. O nosso amigo Jerlandio não vai deixar de expressar sua opinião coisa nenhuma, o marmota apodiense é um espaço de informações que criamos no intuito de levar notícias objetivas aos internautas, sem defender bandeira política ou classe de pessoas, e jamais vamos nos calar.
Parabéns ao caro Jerlandio pelo trabalho belíssimo nesse blog, esperamos continuar por muito tempo com esse veículo de informação que inova a cada dia.

Hoje é 1 de Abril

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

João Francisco
Com informações da Wikipédia 

Um comentário:

Marmota Comunicações disse...

Poxa João, até eu mesmo caí nessa mentira, omi, fiquei preocupado, nem tinha lido até o final, e já ia te ligar.. poxa eu caí mesmo. rsrsrsrs


Parabéns pela idéia.


Ass Jerlandio Moreira.