domingo, 13 de março de 2011

Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA é destaque na Rede Globo

O Globo Rural dedicou matéria especial para a caatinga e o PDHC


Por Caramurú

Muitas coisas boas surgiram na manhã deste domingo, a partir da matéria especial do Programa Globo Rural. Posso começar pela coisa que A GLOBO CEDEU !. Quem diria um novo enfoque de semi-árido tem o espaço de matéria especial no espaço rural da rede globo ? Quem diria agricultura familiar e reforma agrária com exemplos bem sucedidos sendo o eixo da notícia ? Pois aconteceu!.

Outra observação importante é da nova concepção de que é possível e existem enormes potenciais para o desenvolvimento sustentável do bioma caatinga; significa um avanço extraordinário conquistado pelos movimentos social e sindical do campo. Cite-se o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável da CONTAG, a ocupação da SUDENE de 2003, as alternativas tecnológicas criadas pelas ONG, a criação da Articulação do Semi-árido, os pesquisadores compromissados da EMBRAPA, a marcha das margaridas, as redes de economia solidária como a xique xique; os bons apoios surgidos nas universidades públicas; e as novas ações do Governo Federal.

Este último caso merece um destaque. A matéria divulgada no Globo Rural deste domingo se embasou nas experiências coordenadas pelo Projeto Dom Heldér Câmara, com destaque para os acontecimentos do Rio Grande do Norte. Certamente, este projeto concretizou processos e abriu um novo momento nas políticas públicas para o meio rural nordestino. Preciso cumprimentar toda a equipe do PDHC e quero faze-la em nome do diretor e meu compadre, coronel Espedito Rufino de Araújo e da Supervisora no RN, a campograndense Rosane Gurgel. Estendo a saudação ao blogueiro Patrício que é auxiliar administrativo da ULS RN.

Evidente que ficamos regojizados com as inúmeras postagens no twitter e busquei dois comentários para agradecer a alegria partilhada. No primeiro, postei abaixo a mensagem de Westerley, da revista independente Papangu, pela isenção que esta mídia tem. E em segundo, reproduzi o que a Deputada Fátima Bezerra pensa do Projeto Dom Helder Camara e até já fez pronunciamento no Congresso Nacional.

Todos sabem que vivi 5 anos de profissional no PDHC e de lá trouxe grande parte do crescimento da minha vida tanto na concepção de políticas públicas quanto no olhar aprofundado sobre as alternativas criadas pelo povo nordestino para convivência com o semi-árido. Hoje o projeto segue com a maestria da grandiosa equipe do PDHC, furando a barreira da grande mídia e as barreiras das adversidades políticas, para se firmar como importante no processo de construção de UM PAÍS RICO QUE É UM PAÍS SEM POBREZA.
 
Fonte: Noticias do Sertão - Com Caramurú

Nenhum comentário: