sexta-feira, 11 de março de 2011

Apodi reduz casos de dengue com Piaba e trabalho de concientização

O trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypt, responsável pela temida Dengue, realizados pelos profissionais de saúde do Núcleo de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi, no Médio Oeste potiguar, vem surtindo efeitos positivo e mantendo a cidade com um dos menores índices de dengue em todo o território potiguar.

De acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, o município de Apodi esta entre as cidades do estado com o menor índice de casos de dengue registrado.

Na região cidades como Pau dos Ferros e Mossoró, registram alto risco de ter epidemia de dengue. Em Apodi, conforme o coordenador do trabalho de combate à dengue, Damião Paiva, o baixo índice de registros de casos de dengue é a conseqüência de um trabalho forte que realiza no município há oito anos usando piabas ornamentais como principal ferramenta contra dengue. Os agentes de saúde toda manhã vão para a lagoa do Apodi pescar piabas e quando o sol fica mais forte, passam nas residências que os moradores solicitam as piadas para repor nos tanques dos quintais.

Segundo Damião Paiva, o tanque com piaba funciona como uma armadilha para o mosquito transmissor da dengue. "Ele põe os ovos, mas a piaba come imediatamente. É uma consumidora voraz de ovos de qualquer mosquito", destaca. Damião explicando que o trabalho em Apodi tem o resultado alcançado mais pelo empenho dos moradores em se manter vigilantes do que mesmo pelas ações delimitadas pelo Governo do Estado. Neste caso, quando o tanque fica sem piabas, os próprios moradores ligam para os agentes de saúde e pedem a reposição. "Existe uma mobilização constante do cidadão contra a dengue. É isto que faz a diferença", destaca Damião.

Além do trabalho de peixamento nos reservatórios do município. A Prefeitura do Apodi através de um trabalho de Mobilização Social, que envolve toda esfera administrativa tem antecipado ações de prevenção à doença com atividades de educação em saúde em vários setores da cidade e pede para a população em geral as medidas de prevenção. Dentre as ações realizadas estão às visitas as casas, distribuição de boinas para potes, afixação de cartazes, recolhimento de pneus, palestras e monitoramento de apoio de criação de piabas.

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti infectado. No Brasil, as condições climáticas favorecem a circulação do mosquito, fazendo com que todos os anos milhares de pessoas peguem dengue. É uma doença seria que pode matar, mais também pode ser evitada se atitudes efetivas forem tomadas. Basta à população agir.

A Prefeitura do Apodi vem alertando a população para que cuide da sua casa, fale com seu vizinho, converse com a prefeitura, se você perceber o foco do mosquito informe ao órgão responsável do seu município. Os sintomas da dengue são: febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, se apresentar dois ou mais desses sintomas, procure uma unidade de saúde e não tome remédios sem orientação médica.

2 comentários:

Anônimo disse...

amigo, pare com isso onde em apodi existe este trabalho de concientizaçao, tudo esta sujo e imundo pare com isso vc q é uma pessoa q considera-se temente a DEUS, crie vergonha

Anônimo disse...

amigo eu uso peixamento a mais de 13 anos aqui em sao miguel , diminui mais e temporario como o larvcida pois as piabas nao resistem muito tempo xposta ao cloro , e outra eu vi seu indci e de 2,30 o meu e de 1,2 mais veja bem aqui ta calmo graças a deus e estou a 42km d p. dos ferros q ta com muitos casos d dengue isto se da por q nos tivemos uma epidmia no passado entao com circulação do mesmo sorotipo pouca pessoas vao adoecer pois tiveram contato com mesmo no passado, aqui faço peixamento ate hoj ja fiz ouvtranpa em localidades silenciosa, faço trabalhos d educaçao nas escolas e mobilizaçao ni minimo d dois e dois meses , e uso ubv portatil quando alguns quarteiroes mostram um indci elevado d focos mesmo q seja d culex entao veja q todo faz as mesmas coisas em canto melhora e em outro neo resolv pois cada cidade tem sua particularidade o q precisa e de criar uma lei municipal para q todas as pessoas lajeem seus depositos pois os criadouros estao dentro d casa sem contar q toda sexta feira limpamos todos os terrenos beldios em conjunto com a sec. de obras e criamos a mais d 5 anos o tele dengue onde o morador ao se deparar com uma larva em seu deposito nos acionamos um agente em uma moto e ele vai fazer o trabalho d prevençao pois na sequencia da visita iria demorar a chegar la , o governo nao q acabar com a dengue pois exist na funasa recursos para melhoria sanitaris q poderia servi para este fim tampando todos os depositos ai sim seria um trabalho em difinitivo isto com cidade ate 50000 habitantes sairia mais barato q comprar larvcida nao acha ,