quarta-feira, 2 de março de 2011

ALERTA!

Emparn alerta para inverno rigoroso em 2011

 

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgou, na manhã desta quarta-feira (2), alerta para chuvas acima do normal e inverno rigoroso no estado este ano.

Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa sobre os riscos de enchentes, o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, informou que o cenário aponta para chuvas parecidas com as de 2009, que deixaram milhares de desabrigados em várias regiões, destruíram pontes e estradas e cidades alagadas.

“Evidenciamos nos últimos 15 dias aquecimento das águas do Atlântico Sul e um esfriamento nas águas do Atlântico Norte, o que garante chuvas fortes”, disse. 

O meteorologista disse que este ano já houve inundações no Agreste, os grandes açudes do Estado estão quase cheios e que a Emparn está fornecendo os dados técnicos para que sejam tomadas as devidas providências. 

“A barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 80% de capacidade e a Santa Cruz também está com grande volume de água. A preocupação maior é com os municípios dessas áreas, como Ipanguaçu, Baraúnas, Alto do Rodrigues e tantos outros”, disse. 

Em 2008 e 2009 os municípios de Assu e Ipanguaçu, por exemplo, sofreram com as chuvas e viram mais de quatro mil pessoas ficarem desabrigadas. Além disso, centenas de casas foram destruídas ou danificadas e a agricultura, principal fonte econômica, praticamente se perdeu toda nos dois anos.

Nenhum comentário: