sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

NASA anuncia descoberta de novos planetas fora do sistema solar


A missão da sonda Kepler, lançada em março de 2009, é achar em nossa galáxia planetas com condições semelhantes às da Terra.



















Isso quer dizer que os planetas precisariam ter pelo menos tamanho, temperatura e até consistência parecida com as da terra. Desde que foi lançada, a sonda já achou 1.235 corpos celestes "candidatos a planetas".
Os cientistas utilizam esta expressão, porque é preciso fazer um longo estudo de interpretação dos dados enviados pela sonda, para se ter certeza de que algo é ou não um planeta.
Nesses estudos, os técnicos da NASA já encontraram cinco que são bem parecidos com a Terra. De concreto mesmo, até agora, os cientistas anunciaram a descoberta de um sistema parecido com o nosso sistema solar: é o Kepler-11, com seis planetas que são de duas a 13 vezes maiores do que a terra.
Não há chance nenhuma desses lugares serem habitados por extra-terrestres. Segundo os cientistas, lá é quente demais e consistência da superfície é parecida com a de um "marshmallow". Esta foi a palavra que eles usaram pra definir esses planetas.
Portanto, a pergunta mais famosa da ficção científica continua sem resposta: estaríamos nós sozinhos no universo?

Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário: