APODI – Cerca de 100 professores, lideranças comunitárias e profissionais que atuam no campo da saúde, participaram nesta terça-feira da II Mostra de Experiências Bem Sucedidas do Sistema único de Saúde (SUS) de Apodi.
Promovido pela Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal da Saúde, a II Mostra de Experiências Bem Sucedidas do Sistema Único de Saúde (SUS) de Apodi, aconteceu na Casa da Cultura Popular no centro da cidade e ainda contou com a presença da prefeita, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), secretario de Saúde, Ivanildo Lima, representantes do Ministério Público Estadual, Câmara Municipal de Apodi e varias outras autoridades do município.
Dentre as varias atividades realizadas durante o evento aconteceu Conferencia acerca do SUS e Controle Social feita por Joaniza Vale, apresentação dos compromissos e realizações da Secretaria Municipal de Saúde pelo secretario Ivanildo Lima. Apresentações sobre experiências: Saúde Mental na atenção básica, Saúde Bucal na escola, Acolhimento com classificação de risco no hospital regional Helio Morais Marinho, Caps. e Dinamismo, Combate a Dengue, Avanços no Planejamento familiar, violência contra a saúde da mulher e saúde pública e outras exposições. No final foi feito a premiação dos três melhores trabalhos.
A mostra também contou a história dos 20 anos do Sistema Único de Saúde. O evento, com apresentação de vídeos e painéis e palestra feita por profissinais da saúde. A mostra apresenta os aspectos mais essenciais da saúde no município e no país.
“Essa mostra visa promover a produção, reflexão e disseminação de conhecimentos e experiências na área da saúde, tendo a Humanização da Atenção e da Gestão e a Educação Permanente enquanto políticas norteadoras e assim discutir com os usuários, trabalhadores, gestores do SUS e a sociedade em geral sobre a importância do exercício da cidadania e do controle social para o fortalecimento do SUS”, finaliza a prefeita.
2 comentários:
Que invenção é essa de " mostra de experiencias bem sucedidas do Sistema Unica de Saúde de Apodi". Essa Secretaria de Saude do Apodi vive de fazer propaganda de um serviço de saúde que não existe, praticamente. Criem vergonha, deixem de enganar o povo. O que voces fazem é o que Izauro fazia há cinquenta anos atrás.Ou seja, carregar o povo para operar em Mossoro ou em Natal. O serviço de saude de Apodi faz vergonha. Não dá renédio, não dá consulta, não faz exame clinico de espécie alguma, os PSFs não funcionam e vocês que fazem esses blogs e esses jornalecozinho, porque recebem o dinheirinho daPrefeita, ficam elogiando os malfeitos dess administração bestial, nunca dantes visto em Apodi. Criem vergonha, deixem de ser venais.
VOCÊ QUE POSTOU ESTA CRÍTICA CONTRA O SISTEMA DE SAÚDE DE APODI, COM CERTEZA DEVE TER UM PADRÃO DE VIDA MUITO ELEVADO POR NÃO NECESSITAR DO SISTEMA SUS, POIS PROCURE ESCLARECIMENTOS NAS INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS, NO CAPS, NOS PSFs. SE FALTAM MÉDICOS OU OUTROS PROFISSIONAIS, NÃO CULPEM OS GESTORES, CULPEM A POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA QUE VIGORA NO PAÍS. DÁI VOCÊ PODE E DEVE CRITICAR, MAS, ANTES CONFIRA. VOCÊ, POR EXEMPLO SABE O QUE É O CAPS? RESPONDA O QUE É, E EU SABEREI QUE VOCÊ REALMENTE SABE O QUE É SUS. EIS AÍ O DESAFIO.
Postar um comentário