quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Apodiense se prepara para ser Diácono Permanente



O Apodiense Helimário Moreira, casado, pai de dois filhos (Lara Cecilia e Davi Lucas) é neto da Sra. Francisquinha Moreira, que reside no Sitio Bamburral, e está desde 2006 se preparando para ser Diácono permanente. Diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem. Os outros dois são o presbiterado e o episcopado, portanto, diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja. As mãos lhes são impostas para o ministério e não para o sacerdócio. Com a ordenação o diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero. Esse sacramento imprime caráter, que o faz diácono por toda a eternidade. Não há como retroceder. O diaconato foi instituído pelos apóstolos. Podemos ver em Atos 6, 1 - 6 a imposição de mãos sobre os primeiros sete diáconos: Filipe, Prócono, Nicanor, Tímon, Pármenas, Nicolau e Estevão que foi o primeiro mártir (At. 6,8-7,60). Podemos, ainda, ver outras referências como Fl. l,1 e 1 Tm. 3, 8 - ss. Permaneceu florescente na Igreja do ocidente até o século V, depois por várias razões desapareceu. 

Foi restabelecido pelo Concílio Vaticano II. Na liturgia eucarística o diácono tem funções próprias: servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Deve, ainda, incentivar a assembléia para uma participação correta e efetiva na Divina Liturgia.

Após os três anos de estudo e preparação exigidos pela CNBB, Helimário recebeu do Bispo Diocesano de Caicó-RN, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap os Ministérios de Leitor e Acólito. A celebração foi realizada na Igreja Matriz de São Sebastião de Jucurutu-RN, onde o mesmo já reside há 18 anos e está fazendo seu estágio pastoral até que chegue o momento da ordenação.

O mesmo pede a oração de todos os paroquianos e conterrâneos apodienses, especialmente das comunidades do Juazerio, Trapiá, Bamburral e Queimadas, onde passou toda sua infância.

Que São João Batista e Nossa Senhora da Conceição intercedam pelo nosso irmão e conterrâneo Helimário para que o mesmo continue firme  na sua vocação ao Diaconato Permanente.

Nenhum comentário: