quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Deputada Fátima Bezerra garante que reivindicações dos Agricultores e agricultoras do município Apodi chegarão imediatamente às mãos do Presidente Lula.


No inicio da tarde desta quarta-feira, 08 no auditório no Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, aconteceu uma reunião com representantes do DNOCS, MDA, STTR e Fórum das Associações, também esteve presente Hugo Manso candidato ao senado pelo PSB e a Deputada Federal Fátima Bezerra.

A pauta principal da reunião foi o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, que segundo as organizações de agricultores existe ainda muitas incertezas.

O projeto intitulado de “PROJETO DE IRRIGAÇÃO SANTA CRUZ DO APODI” tem um investimentos estimado em R$ 275.000.000,00. (duzentos e setenta e cinco milhões), e tem como meta para essa 1ª etapa irrigar uma área de 5.200 hc.

Segundo os representantes os recursos estão garantidos no LOA/2010 e já teve a liberação de 50.636.000,00 para essa primeira etapa.

O DENOCS apresentou também o cronograma de implantação do projeto, conseguimos com exclusividade algumas imagens do projeto, abaixo:






Para os moradores da Chapada do Apodi, o projeto representa um grande problema, um impacto gigantesco para a agricultura familiar e para a vida social, visto que estes terão que ser reassentados.

Na reunião, as organizações entregaram a Fátima Bezerra e aos demais representantes do DENOCS uma carta de reivindicações a fim de amenizar os impactos causados pelo projeto.



A Deputada Federal Fátima Bezerra se solidarizou com as varias reivindicações dos moradores da chapada, e se prontificou para que a carta chegue imediatamente as mãos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Abaixo transcrevemos a carta de reivindicações entregue na reunião.

VEJA AS REIVINDICAÇÕES:

FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES DE APODI

O Fórum de Associações de Apodi e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, em reunião mensal ordinária, discutiram e deliberaram as seguintes questões do PROJETO DE IRRIGAÇÃO DO DNOCS, na Chapada do Apodi.


PROPOSTAS:

• Suspensão imediata da implantação do projeto do DNOCS na Chapada do Apodi;


• Que o DNOCS apresente o projeto pensado para a região e promova o debate para construção da gestão e participação democrática do projeto;


• Restituição dos bens destruídos durante a ação dos funcionários do DNOCS;


• Não desapropriar as áreas de Assentamento do PROGRAMA DE CRÉDITO FUNDIÁRIO e da REFORMA AGRÁRIA;


• Não desapropriar as áreas de comunidades tradicionais da agricultura familiar.

Fórum das Associações de Apodi
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi




Por Jerlandio Moreira

Um comentário:

Anônimo disse...

No Brasil tudo que aconce a nivel Nacional o presdente LULA não sabe de nada, inclusive este projeto de irrigação ele aprovou o orçamento mais não sabe de nada, o que pior saber o que assina ou não saber? mas se não sabe, acredito que agora recebendo das mão de Fatima Bezerra, ele saberá o que esta acontecendo na chapada de Apodi, então gente tudo so depende de LULA, e se ele expulsar este povo, é porque realmente deixou de ser governo de pobre e sim o LULA dos empresarios, porque este projeto so beneficia empresarios e não pequenos agricultores.