terça-feira, 17 de agosto de 2010

Horário eleitoral gratuito começa hoje

Interrompemos nossa programação para...

Começa hoje terça-feira (17) o período de propaganda eleitoral gratuita. Os dias serão distribuídos entre candidatos a Presidência da República, governos estaduais (e do Distrito Federal), Câmara dos Deputados, assembleias legislativas (e do DF) e Senado. As inserções acontecerão de segunda-feira a sábado em emissoras abertas de televisão e rádios.

Às terças-feiras, quintas e sábados serão veiculados programas dos que disputam os cargos de presidente e deputado estadual e distrital. Às segundas, quartas e sextas-feiras será vez dos que concorrem às cadeiras de governador estadual e distrital, senador e deputado federal.

Serão dois blocos diários com 50 minutos cada: às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão – horário de Brasília. Dos três principais candidatos, Dilma Rousseff (PT) é a que mais tirará proveito do período, com 10 minutos e 38 segundos. José Serra (PSDB) terá 7 minutos e 18 segundos, e Marina Silva (PV), 1 minuto e 23 segundos.


Também ocorrerão inserções menores. De segunda-feira a domingo, serão veiculadas anúncios de 60 segundos ao longo do dia, totalizando 30 minutos diários – dos quais, seis para cada cargo.

Nos EUA não tem horário político

No país onde ocorrem as eleições mais assistidas do mundo não há horário eleitoral gratuito. De acordo com reportagem de Gustavo Chacra no Estado de S.Paulo, os candidatos norte-americanos são obrigados a comprar espaços como qualquer anunciante, sem precisar de interferência na programação.

Para isso, quem disputa as eleições nos Estados Unidos precisa correr atrás do máximo de dinheiro possível. Essa peculiaridade faz com que eles ignorem estados onde já sejam fortes e acabou acarretando no ‘fenômeno Obama’, conhecido pelo ineditismo de ter conseguido levantar milhões de dólares com o uso da internet.

Em contrapartida, os candidatos com mais poder aquisitivo nem precisam arrecadar verba, como no caso de Michael Bloomberg, prefeito de Nova York e magnata das comunicações.
Confira o tempo na TV e rádio para cada cargo disputado:

Cargo/ Dia da semana/ Minutos diários*



  • Governador: Segundas, quartas e sextas 36 mi

  • Deputado estadual/distrital: Segundas, quartas e sextas 34 min

  • Senador: Segundas, quartas e sextas 30 min 

  • Presidente: Terças, quintas e sábados 50 min

  • Deputado federal: Terças, quintas e sábados 50 min



 *O tempo será dividido em dois blocos no rádio (às 7h e ao meio-dia) e na televisão (às 13 horas e às 20h30).

Por Jerlandio Moreira, com informações do AdNews

Nenhum comentário: