O primeiro debate desta eleição entre os candidatos à Presidência da República foi realizado pela Rede Bandeirantes na noite desta quinta-feira. Participaram do encontro Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).
O evento foi transmitido pela Band, Rádio Bandeirantes AM, BandNews FM e pelo eBand. Em caso de segundo turno, a Band promoverá um debate entre os dois presidenciáveis que ainda estiverem na disputa no dia 10 de outubro.
A candidata Dilma Rousseff considerou que foi um debate de alto nível. "Ele envolveu de forma democrática todos os candidatos. Foram discutidos, na medida do possível, temas que eu acho importantes para o país".
Questionado sobre o seu desempenho, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, revelou que prefere ser avaliado pelo público. "Eu tenho que ser julgado pelas pessoas e não por mim".
Marina Silva, por sua vez, disse que este é um ensaio para próximos debates. "A democracia foi conquistada para isso".
Por fim, Plínio de Arruda Sampaio resumiu seu desempenho no debate afirmando que há uma separação entre os candidatos e a realidade. "O PSOL veio para quebrar este muro", disse.
Bloco a bloco
Na primeira parte do debate, os quatro candidatos responderam a uma pergunta enviada por leitores do portal eBand: "entre estes três itens, segurança educação e saúde, escolha um que atacará imediatamente logo depois da posse e responda quais serão as primeiras providências concretas de seu governo nesse sentido".
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si. O candidato José Serra questionou Dilma a respeito das APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais). Plinio de Arruda Sampaio perguntou ao tucano sobre temas como distribuição de terras. Dilma e Marina, por sua vez, falaram sobre educação.
Já o terceiro bloco do debate foi marcado por embates entre Dilma e Serra, com temas como os mutirões da saúde e o programa de ampliação de rede elétrica "Luz Para Todos".
No quarto bloco, os jornalistas Joelmir Betting e José Paulo de Andrade questionaram os candidatos, escolhendo quem iria comentar às questões. Um dos momentos marcantes foi quando José Serra afinetou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação aos últimos acontecimentos nos Correios. Plínio neste bloco ainda aproveitou para criticar o que ele chamou de "bom mocismo" da candidata Marina Silva.
Fonte: eBand
Nenhum comentário:
Postar um comentário