domingo, 20 de junho de 2010

Entendendo o que não se entende?! – Parte I

Como eu já falei antes, não é fácil entender política no município de Apodi, e olha que eu já estou estudando isso há muito tempo. As plataformas políticas deste município cada vez se acirram mais. De um lado temos um grupo que busca a unidade da região, busca reerguer das cinzas o sonho de ter um ‘filho da região’ novamente ocupando uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado, que por sinal, já está vazia há mais de quarenta anos. De outro lado, temos um grupo, que na verdade busca não só um espaço na política, mas também desarticular e desestruturar o projeto referido anteriormente.

É difícil compreender, na verdade é difícil enfrentar essa jornada, já que os ‘caciques da política’ usam de todas as artimanhas para estar em evidência nesse jogo, que em muitas vezes é sujo e corrupto.

Há quem diga que ‘só existe corrupto, porque existem corruptores’. E é ai que temos que parar e pensar. Somos capazes de entender essa máxima?

Apodi está há mais de quarenta anos parado no tempo, e muitos de nossos apodienses só reclamam desse atraso, mas não ousa entender que na verdade, somos nós os culpados, e é ai que eu reafirmo outra máxima popular, “cada povo tem o governante que merece”.

Se nós temos realmente o poder da escolha, então porque somos obrigados a ter que engolir de goela abaixo esses políticos que nunca se preocuparam com nossa ‘terrinha’. E mais, porque que temos que ser contra esse projeto, que busca levar a representação de nossa região até a sede da concentração do poder do Estado? Porque temos que votar contra Apodi?

Por dinheiro?
Por cargos?
Por prestigio?
Por fidelidade partidária?

E depois? Quando isso passar e a poeira baixar, como podemos erguer nossa voz e dizer que alguém está errado, que existe político corrupto? Como vamos poder reclamar? Agindo assim não estaremos sendo piores do que eles?

E nossos filhos, que estarão condenados a viver as margens de uma cidade sem desenvolvimento, sem emprego, sem educação, sem saúde, sem perspectiva de vida.

E nossos jovens, que caminham rumo ao precipício das drogas e das doenças incuráveis?

Nosso voto é a arma mais eficaz contra o atraso de Apodi. Mas ela pode ser de fato, a bomba que dizimou Hiroxima, que destruiu a vida de uma nação, que condenou uma região a anos de miséria de sofrimento.

Quatro anos passa rápido para quem está amparado por um escudo político, mas parece uma eternidade para quem está à mercê da educação, da saúde, da falta de dignidade, da falta de emprego, da fome, da miséria...

Em Hiroxima os efeitos colaterais da bomba afetaram varias gerações. Esse efeito pode ser igual em Apodi, dependendo da escolha.

É hora de Apodi pensar no coletivo, é hora de baixar nossas bandeiras politiqueiras, e erguer a bandeira do desenvolvimento.

Votar consciente é poder dormir tranquilamente todas as noites, sem o fardo da culpa de que condenamos nossos irmãos à miséria.

Votar consciente é apostar num futuro promissor, sem corrupção e sem políticos descarados.

Votar consciente é escolher o desenvolvimento, educação, saúde, emprego, industria, escolas, dignidade na área rural, perspectiva de vida na terceira idade.

Seja honesto consigo mesmo, vote pelo desenvolvimento.

Vote contra o ATRASO!

Por Jerlândio Moreira

5 comentários:

Fernanda Danielle Nogueira disse...

Bela postagem, Jerlândio.

Geraldo disse...

Agora eu não entendo você falando em voto consciente.
Você trabalha na ASCOM-PMA, portanto, você é cargo comisionado de Gorete e quem é cargo comissionado logicamente vota nela e em quem Klinger ondenar.

Agora me explique Jerlândio onde votar em Gorete é votar no futuro para Apodi, pelo menos até agora?

Sinceramente, É muita contradição

Anônimo disse...

concordo plenamente com você.

Anônimo disse...

Termos muito pesados estes seus (Hiroxima), e tambem não sei se foi a população de Apodi que escolheu este nome! se de fato ele for um nome bom todos nós votaremos, ou ainda pelo que eu sei o voto é secreto e o povo não é burro nem é gado pra um chegar e direciona-lo pra seu bem entender, so tenha pasciência que as urnas serão abertas, pois digo de novo se ele for o nome que o povo de apodi quer este sera eleito; Mais me diga uma coisa não foi vc que disse que o candidato foi escolhido entre quatro paredes ou estou enganado.

HOMEM DA CAPA PRETA disse...

É dificil entender a política de Apodi, se vc é cargo comissionado ou não, isso cabe a vc votar naqueles que confiaram a missão, porque vota contra? qual a sensação de vc ser contra a quem te apoia? Traidor, covarde. É amigo Jerlandio cada dia que passa fico assim como vc, será que aqueles que correm na linha de frente dos outros candidatos não estão atras de um cargo comissionado tbm? Sua capacidade é sua maior arma contra esses que acham que estão querendo fazer o bem para nosso Apodi, vejo gente defendendo o candidato de Pinheiro, parabéns pra eles e para Apodi seria parabens tbm, digo que não pois tenho certeza que o homem é candidato dele e não de Apodi.
Aos que acham que Jerlandio ou outros apodienses devem votar através da consciencias dos outros tenham mais dignidade em respeitar a opinião deles, pois tenho certeza que na mente de voces existe uma pessoa que mereça o voto de vcs e na minha não.
Voto é livre e é secreto, que os candidatos sejam integros e limpos para poderem usufruir de uma responsabilidade de representar um município.

Desejo a todos: Gilberto, Flaviano, Kelps, Pica Pau que não me lembro do nome dele agora e outros que possam vir ser julgados nas proximas eleições que façam suas campanhas dentro de uma moral e etica exemplares, pois tudo que fizerem será entendido como erro grave para aqueles que apoiam vcs.

Felicidades a Todos


HOMEM DA CAPA PRETA