sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Representantes do RN afirmam: Apodi é destaque em Cooperativismo

Na última quarta-feira aconteceu no Plenário Robson Faria da Assembléia Legislativa do RN uma audiência publica sobre a Produção da Agricultura Familiar para a alimentação Escolar. A audiência tratava de assuntos relacionados a lei de nº 11.947, de 16 de junho de 2009,
que, em seu artigo 14, determina que, do total dos recursos financeiros
repassados pelo FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação,
no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios
diretamente da agricultura familiar. Estavam presentes na ocasião, representantes de diversas cooperativas e associações do estado, além de membros de Entidades.
A mesa de discussão foi compostas por Ana Cristina, a presidente do Conselho de Alimentação Escolar do estado, Francisco José, representante da FETARN, Frederico Costa, representante do MDA, João Cabral, representante da FETRAF e Dalvanir Avelino, representante do INCRA.
O deputado Fernando Mineiro coordenava a discussão onde representantes de vários seguimentos do estado discutiam sobre a lei, dentre eles Fátima Torres representando a União das Cooperativas do estado (UNICAFES).
A cidade de Apodi foi diversas vezes citada e em seu pronunciamento o deputado parabenizava a cidade pela organização dos agricultores e agricultoras em cooperativas.
Estavam presentes representantes das Cooperativas COOAFAP e COOPAPAPI onde recebiam os aplausos da assembléia, além da Cooperativa CREDIOSTE-SOL, que não estava presente, mas que também foi citada.
“Apodi tem agricultores suficientes para produzir alimentos para a escola, o que eles precisam é ter onde comercializar” Disse Fátima Torres. Ainda continua: “Se o governo determinar que vai comprar um produto, em apenas poucos dias os agricultores estarão plantando”.
A lei determina que somente a partir de janeiro de 2009 as escolas do estado deverão seguir e as cooperativas com sede em Apodi já afirmaram o fornecimento de alimentos como carne, feijão, mel, castanha, verduras em geral, jerimum e outros produtos da Agricultura Familiar que for possível acrescentar no cardápio da Merenda Escolar.


Matéria: João Francisco

Nenhum comentário: