sábado, 15 de agosto de 2009

Você anda esquecendo das coisas? Veja como resolver isso.


A vida sedentária com excesso de preocupações e insatisfações, bem com uma dieta deficiente, favorecem a perda de memória, parte da população queixa-se de memória fraca.

Fatores que podem causar perda total ou parcial da memória:

*Concussão (traumatismo do cérebro)
*Alcoolismo crônico
*Drogas e Medicamentos
*Tumor cerebral
*Encefalite (inflamações agudas no cérebro)

A diminuição da memória que ocorre na 3ª idade, na grande maioria das vezes, é absolutamente benigna, mas freqüentemente angustia o idoso, que tem dificuldade de aceitá-la como um fato normal.

Como Melhorar a Sua Memória:

Primeiro,alimente-se bem, invista em alimentos antioxidantes. Eles são fundamentais para a conservação da memória. Deve-se evitar excessos e entender que uma boa alimentação é a bem balanceada entre proteínas, gorduras e açúcar, sendo rica em vitaminas, importantes para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memória.
A água é muito importante, devendo se ter cuidado em manter-se a hidratação.
Vitamina B12: encontrada em frutos do mar, algas, laticínios, grãos germinados, lêvedo e alface. Vitamina B15: amêndoa do damasco, arroz, grãos germinados e lêvedo. Vitamina C: limão, laranja, cenoura, pimenta vermelha. Colina: gema de ovo, espinafre cru, soja germinada, lêvedo, nozes. Selênio: lêvedo, ovo, alho, cebola. Zinco: frutos do mar, laticínios, gérmen de trigo, lêvedo, maxixe.

Segundo; exercícios físicos são muito importantes já que melhoram a capacidade respiratória e, conseqüentemente, o fluxo sangüíneo no cérebro.

Terceiro, reserve alguns minutos do dia para meditar. Meditação melhora a memória, a concentração, a percepção, a agilidade motora e reduz o estresse.

Quarto, exercite-se com jogos mentais como palavras cruzadas, xadrez e leituras diversificadas que estimulam a capacidade mental e combatem a falta de memória.

Quinto, terapia. Não insista em relembrar os fatos traumáticos, eles geram muito sofrimento e se manifestam em outras circunstâncias aparentemente sem importância.

Não existem medicamentos específicos para o tratamento da perda da memória.

Há quem diga que as inúmeras medicações existentes no comércio que prometem combater a perda de memória ou ativar o metabolismo cerebral são placebos, sem qualquer ação objetiva sobre a memória e em geral são constituídas por vitaminas.

A Gingko Biloba é a droga hoje em dia mais utilizada numa tentativa de diminuir a perda da memória ou mesmo regredir um quadro já instalado.

É conhecida há centenas de anos e, segundo os estudiosos da mesma, apresenta ampla gama de efeitos, atuando em problemas cardiovasculares, neurológicos e metabólicos.

Ela é extraída de folhas de uma árvore muito comum na Europa e nos Estados Unidos, sendo muito popular na Alemanha.

Tem sido utilizada nas fases iniciais da Doença de Alzheimer, no combate aos problemas cognitivos próprios da doença, melhorando o comportamento.

Esses resultados ainda são muito questionados, gerando controvérsias. O correto é apostar nos hábitos alimentares mais saudáveis e , para melhorar a memória é também não esquecer de exercitá-la.



Extraído do Google Notícias diárias
Por João Francisco_MarmOTa

Nenhum comentário: