Na tentativa de buscar uma solução para os catadores de lixo do Aterro Sanitário Controlado de Canto de Varas que trabalham diariamente sem as mínimas condições de segurança. A Prefeitura do Apodi através da Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Urbanismo esta realizando um trabalho junto aos quase 20 catadores que trabalham de forma autônoma na coleta de lixo reciclável do Aterro Sanitário da cidade.
Uma equipe de técnicos e assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, comandada pelo secretario Laete Oliveira, estiveram fazendo uma visita ao Aterra Sanitário onde foi feito um mapa com a identificação de todos os problemas e o real número de famílias que diariamente garantem seus sustentos através da coleta de lixo.
“São quase 20 famílias que sobrevivem dessa atividade e que enfrentam grandes riscos de contaminação, pois trabalham sem botas, mascaras, luvas e se quer um galpão para se proteger do sol e da chuva”, comentou o secretario Laete Oliveira que já está providenciando todo o material de segurança para os catadores.
Hoje (sexta-feira) os Secretários de Desenvolvimento Social, Laete Oliveira, Ivanildo Lima, Saúde e Elton Souza, Urbanismo juntamente com a prefeita Goreti da Silveira Pinto (PMDB) e todos os catadores vão participar de uma reunião para discutir o problema de forma mais ampla e com resultados mais urgentes. Dentre os vários assuntos que serão debatidos na reunião a criação de uma cooperativa de catadores será um dos temas principais.
Lixão – O Aterro Sanitário de Apodi é uma erança da gestao passada e mas parece com um lixão do que com um Aterro Controlado, a área já não tem mais espaço para receber tanto lixo e isso tende a prejudica até o lençol freático do município, inclusive o Ministério Público Estadual já pediu ate a interdição do local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário