quinta-feira, 5 de março de 2009

PDHC REALIZA NOS DIAS 05 E 06 OFICINAS DE CAPACITAÇÃO EM FISP’S, UD’S.



Aconteceu durante à tarde do dia 5 e se estendera durante o dia 06, uma oficina que irá capacitar os presidentes de associações rurais, Mobilizadores Sociais e ONGs que tem atividades e ações do PDHC no Território Sertão do Apodi.

Contextualizando.



No final dos anos 1990, depois de ampla pressão dos movimentos sindicais e sociais do campo, foi institucionalizado o Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf), no qual se destaca a concessão de crédito2. Depois de 2000, outras iniciativas importantes vieram se somar ao Pronaf. Apesar do advento desses novos programas, nas regiões mais pobres (como o Norte e o Nordeste), foi constatado que as famílias continuavam numa situação praticamente idêntica àquela do passado. Estudos realizados sobre o Pronaf indicaram que muitas dessas famílias não tinham acesso às políticas em questão. Em outros casos, o acesso acontecia, mas os resultados eram deficientes (MDA/FAO/UFSM, 2004).

Foi nesse contexto que o Projeto Dom Helder Camara (PDHC) se iniciou. O projeto nasce como uma das respostas governamentais à ampla e histórica mobilização dos movimentos sindicais e sociais, ONGs, Igrejas, especialmente da região semi-árida nordestina, por ações permanentes para o desenvolvimento da agricultura familiar dessa região.

UD

A Unidade Demonstrativa (UD) é um espaço de experimentação de propostas técnicas e/ou organizativas promissoras para a solução de problemas e/ou para o melhor aproveitamento de potencialidades (PDHC, 2004). Sendo necessário, o PDHC pode financiar essa experimentação, que é desenhada pelas famílias em parceria com a Assessoria Técnica por meio da formulação de um projeto.

FISP

O Fundo de Investimento Social e Produtivo (FISP) é um fundo de financiamento de projetos administrado pelo PDHC. Ele tem o propósito de efetuar investimentos, não-reembolsáveis, visando melhorar as condições de vida das famílias atendidas pelo PDHC. São investimentos de pequena monta de infra-estrutura social e produtiva focados no aprendizado de elaboração e gestão participativa de projetos.

No dia 06 haverá um coquetel de encerramento e assinatura de cerca de 25 FISPs, sendo que desses sete pertence ao município de Apodi.

Amanhã traremos maiores informações.

Referências bibliográficas:
MDA/FAO/UFSM. Perfil dos serviços de Ater no
Brasil: análise crítica de relatórios. Brasília:
MDA; FAO; UFSM, 2004. 102 p.



Jerlandio Moreira
Mobilizador Social do PDHC

Nenhum comentário: