quarta-feira, 4 de março de 2009

O vice-governador Iberê fala sobre visita realizada em Apodi, na última terça.



Em seu Programa na Radio Vida de Martins “Iberê e Você” que vai ao ar todos os dias ás 07h da manhã, o secretário de Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande explica vinda rápida aos municípios de Assú, Mossoró e Apodi.

O Governo do Estado iniciou nesta terça-feira (03), a primeira etapa do "Curso Básico de Defesa Civil", realizado pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e Defesa Civil. Os cursos estão sendo realizados simultaneamente nos municípios de Assu, Mossoró e Apodi e contou com a presença do vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza. O objetivo é preparar os representantes das cidades para possíveis emergências no período chuvoso, que no Rio Grande do Norte já foi iniciado.


“É papel do Estado preparar os municípios para enfrentar os danos causados pelas chuvas”, disse o vice-governador para os prefeitos e representantes municipais presentes. Segundo ele, as cidades mais atingidas pelas cheias foram as primeiras a receberem o curso, ministrado pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Defesa Civil Estadual. A deputada estadual Larissa Rosado acompanhou o vice-governador em todos os municípios.


Ainda de acordo com o vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, a necessidade de realização do curso foi percebida após as dificuldades dos municípios em atender as exigências da Secretaria Nacional de Defesa Civil durante as cheias que atingiram o RN em 2008. As atividades seguem durante todo o dia destas quarta e quinta-feira (4 e 5).


De acordo com o coronel Christian Bezerril, comandante do Corpo de Bombeiros do RN, a intenção do primeiro encontro é efetivar as comissões municipais que ficarão responsáveis pelas ações de cada cidade no período das chuvas. “As comissões estão formalizadas, mas ainda queremos torná-las atuantes”, explica o coronel.


Na primeira fase dos cursos, participaram 28 dos 167 municípios potiguares. São eles: Assu, Carnaubais, Porto do Mangue, Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, Ipanguassu, Itajá, São Rafael, Paraú, Afonso Bezerra, Mossoró, Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Governador Dix Sept Rosado, Upnema, Apodi, Itaú, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Caraúbas, Campo Grande, Triunfo Potiguar e Janduís.


O curso será desenvolvido ainda em Umarizal, Pau dos Ferros e Alexandria, nos dias 10 a 12 de março, contemplando os municípios daquelas regiões.PREVENÇÃO - Ainda para o período que antecede às chuvas, o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) está vistoriando as rodovias e pontes mais susceptíveis a danos ou rompimentos.


A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos também irá reparar preventivamente os maiores açudes do Estado. Para Iberê, a idéia não é alarmar a população. “As medidas são preventivas e tem o objetivo de preparar os setores do Governo pra atender a população de maneira mais eficiente”, finaliza.

Ai está à possível explicação da visita relâmpago ao município de Apodi.


Fonte: http://www.ibereferreira.com.br/

Nenhum comentário: