sábado, 21 de março de 2009

HOMENAGEM DO DIA



O Marmota, homenageia hoje dia mundial do Teatro, a CIA Mandacaru do Sítio Queimadas, que vem desenvolvendo atividades e espetaculos que passam despercebidos em meio a população apodiense. Espetaculos como: O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, Samarica Parteira de Luiz Gonzaga, os Palhaços Rapadura, Xexeleco e Pimentinha, e entre outros trabalhos.

O Mandacaru, Companhia Arte Teatral é um grupo de jovens, que abrange as comunidades de Queimadas, Bamburral e Sororoca do municipio de Apodi. Foi fundado no dia 09 de julho de 2003, por Jerlândio de Lima Moreira e Antonia Kézia de Oliveira.

A Companhia Arte-Teatral Mandacaru, vem a cerca de cinco anos desenvolvendo trabalhos com jovens, crianças e adolescentes carentes das comunidades rurais do município de Apodi. O estimulo a danças e a dramaturgia teatral vem incentivando aos jovens a permanecerem cada vez mais fortes no grupo, promovendo e revivendo a cultura local, levando-a a muitas outras comunidades.

Embora esse trabalho não seja reconhecido ou mesmo apoiado por alguma organização, é realizado apenas com a força de vontade de jovens, crianças e adolescentes que sentem a necessidade de viver e aprender de forma diferente, a construir uma sociedade mais humana, a valorizar a educação como base fundamental desse novo projeto, que começa na reconstrução de valores humanos, de oportunidades e de novas lideranças para as bases que compõe a marginalidade de nossos jovens que vivem sem esperanças da sobrevivência, principalmente na área rural.


Grupo de Teatro Mandacaru. (foto: arquivos do Marmota)

A arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação, ocupando papéis diversos, desde Platão, que a considerava como base de toda educação natural. O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando dos rituais primitivos das concepções religiosas que eram simbolizadas, para o espaço econômico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem exigindo a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seu gesto, manifestando a necessidade de expressão e comunicação.

O ato de dramatizar ou dançar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. Ao observar uma criança ou um adolescente em seus primeiros passos de dança ou em suas primeiras manifestações dramatizadas, percebe-se a procura na organização de seu conhecimento do mundo de forma integradora. A arte (dança ou teatro) acompanha a criança, o adolescente e até mesmo o jovem em seu desenvolvimento como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ele e o meio ambiente. Essa atividade evolui do jogo espontâneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo. Ao participar de atividades teatrais, o individuo tem a oportunidade de se desenvolver dentro de um determinado grupo social de maneira responsável, legitimando os seus direitos dentro desse contexto, estabelecendo relações entre o individual e o coletivo, aprendendo a ouvir, a acolher e a ordenar opiniões, respeitando as diferentes manifestações, com a finalidade de organizar a expressão de um grupo.

A Companhia Arte-teatral, no processo de formação da criança, do jovem e do adolescente, cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que esses se apropriem critica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade.

Fico triste quando a população não apoia as atividades realizadas por essa mininada, fico triste e revoltado pela classe politica não desenvolver uma politica de Inclusão Cultural.
É revoltante nossa realidade.




por: Jerlandio_marmota

Nenhum comentário: